Doses |
|
- 4 Ovos grandes
- 80 g Açúcar refinado
- 20 ml Leite
- 45 g Cacau em pó
- 30 g Farinha com fermento sem glúten
- 1/4 Colher de chá Goma Xantana
- 40 g Manteiga com sal
- 25 g Açúcar mascavado
- 25 g Açúcar refinado
- 25 ml Xarope de açúcar
- 60 ml Nata cremosa
- 1/2 Colher de chá Sal
- 250 g Mascarpone
- 125 g Açúcar em Pó
- 1 Colher de chá Essência de Baunilha
- 125 ml Nata cremosa
- 250 g Chocolate (150g de chocolate de leite e 100g de 70% cacau funciona bem)
- 250 ml Nata cremosa
Ingredientes
Massa
Caramelo salgado
Creme mascarpone
Ganache de chocolate
|
|
- Primeiro, faça o recheio de caramelo salgado. Derreta a manteiga, o açúcar mascavado, o açúcar refinado e o xarope de açúcar numa pequena frigideira antiaderente, em lume brando. Cozinhe delicadamente por 10 minutos ou até que levante fervura.
- Adicione a nata e o sal à panela, mexendo para garantir que esteja totalmente misturado, retire do lume e reserve numa tigela. Deixe arrefecer.
- Agora a massa! Pré-aqueça o forno a 180ºC (com ventilação). Separe as claras das gemas. Reserve as gemas.
- Com a ajuda de uma batedeira, bata as claras em castelo. Adicione o açúcar refinado às claras em castelo e bata novamente por 3-5 minutos até obter picos suaves.
- Bata as gemas com o leite, até ficar espumoso, depois acrescente às claras em castelo e bata tudo por alguns minutos.
- Peneire o cacau, a farinha e a goma xantana sobre a mistura espumosa. Agora, use uma espátula para incorporar os ingredientes secos na mistura de ovo, sem retirar todo o ar. Envolva lentamente, até incorporar totalmente. A mistura ainda deve estar em estado mousse e cheia de ar.
- Forre uma forma retangular com papel vegetal, de forma a que a base e as laterais fiquem cobertas. Despeje a mistura do bolo na forma e espalhe delicadamente nas laterais e cantos com uma espátula pequena. Asse a 180ºC por 8-10 minutos, até que esteja totalmente cozido (cozinha muito rápido). Deixe arrefecer por 2 minutos e, de seguida, retire-o da forma e coloque-o na superfície de trabalho. Afaste o papel vegetal das laterais, para soltá-lo e, num dos lados mais curtos da massa, dobre o excesso de papel vegetal sobre a ponta da massa. Isto impedirá que ele fique colado quando enrolado.
- É hora de começar! Comece pela ponta mais curta e enrole a massa em forma de tronco, de forma a que o papel vegetal fique do lado de fora da massa. Deixe arrefecer completamente ainda enrolado. Enquanto a massa arrefece, faça a cobertura da ganache de chocolate.
- Pique o chocolate finamente e coloque numa tigela. Aqueça as natas numa panela até levantar fervura, mas NÃO deixe ferver. De seguida, despeje as natas quentes sobre o chocolate picado. Deixe repousar por 5 minutos e depois bata com um garfo até obter um ganache lindo e brilhante. Coloque no frigorífico para arrefecer durante 30 minutos (mexa após 15 minutos). Depois de arrefecer, o ganache deverá ter engrossado bastante, mas não solidificado (se solidificar, aqueça batendo ao mesmo tempo com um garfo). Bata com um batedor elétrico até que fique fofo e aumente de volume. Deverá ter a consistência de merengue espesso (se muito líquido, coloque-o novamente no frigorífico). Transfira para um saco de pasteleiro e reserve.
- Por fim, faremos o creme de mascarpone. Basta misturar o mascarpone, o açúcar em pó e a baunilha com uma vara de arames até ficar homogéneo.
- De seguida, adicione as natas e bata cerca de 1 minuto até obter um creme espesso e firme.
- É hora de montar o Tronco de Natal! Desenrole a massa arrefecida com cuidado e espalhe o creme de mascarpone por dentro.
- Faça pequenas fendas com uma colher de chá e despeje o caramelo salgado nas mesmas com a ajuda da colher, em filas.
- Depois, enrole a massa com bastante força, até obter um remoinho de bolo de chocolate e creme, cravejado de caramelo. Apare as bordas para deixá-las levemente mais bonitas. Coloque-o na sua mesa e sirva o ganache de chocolate por cima do Tronco de Natal.
Receita e fotografia facultadas pela Laura Strange, autora do blog "My Gluten Free Guide".