Doses |
porções
|
- 400 ml Natas
- 30 g Açúcar
- 1 Laranja biológica pequena (casca)
- 2 Folhas de gelatina
- q.b. Água fria
- 200 g Sementes de romã (cerca de 1/2 romã média)
- 70 g Açúcar
- 1 Colher de sopa Água de flor de laranjeira
Ingredientes
Panna cotta
Coulis
|
|
- Deite as natas com o açúcar numa panela pequena, mexendo com a vara de arames até que o açúcar esteja completamente incorporado.
- Leve ao lume (brando) e acrescente a casca da laranja (previamente lavada e sem a parte branca interior). Deixe aquecer, sem ferver, mexendo e pressionando a casca contra o fundo da panela com ajuda da vara de arames, para que liberte o seu sabor e aroma.
- Deite água fria na tigela grande e demolhe as folhas de gelatina até amolecerem completamente.
- Retire as natas do lume quando estiverem quentes e volte a mexer, cobrindo com a tampa ou um pano da loiça limpo, deixando a casca de laranja infundir durante alguns minutos.
- Com a ajuda de um passador de rede fina, passe as natas para dentro da tigela pequena, pressionando e amassando bem as cascas que ficarem retidas no passador.
- Escorra bem a gelatina com as mãos e misture-a nas natas com a ajuda da vara de arames, até ficar completamente dissolvida. Distribua a panna cotta pelos recipientes (pode usar copos pequenos de água ou vinho, chávenas pequenas de chá ou até copos de shot, por exemplo) e deixe arrefecer.
- Prepare o coulis, começando por retirar as sementes da romã. Deite as sementes da romã, o açúcar e a água de flor de laranjeira numa panela pequena e leve a lume médio. Mexa com uma colher de pau até que o açúcar esteja completamente incorporado.
- Assim que começar a ferver levemente, baixe o lume e deixe reduzir o molho até obter a consistência de uma calda.
- Assim que estiver pronto, retire do lume e filtre o coulis, pressionando e amassando bem as sementes que ficarem retidas no passador. Deixe arrefecer totalmente antes de usar.
- Coloque os recipientes da panna cotta dentro de um tabuleiro pequeno (com o fundo coberto de água fria) e cubra com película aderente. Leve ao frigorífico de um dia para o outro ou, no mínimo, durante 2 a 3 horas.
- Sirva no copo ou desenforme*, deite duas ou três colheres de sopa de coulis de romã no topo de cada panna cotta e decore com algumas sementes frescas de romã pouco antes de servir.
* Dica: Use a ponta de uma faca para descolar ligeiramente a panna cotta do vidro e passe o fundo do recipiente por água bem quente durante 5 a 10 segundos. Coloque um prato de sobremesa na boca do copo e vire com cuidado até desenformar totalmente.
Receita facultada pela autora do blogue COMIDAcomPAIXÃO e foto facultada por Yummy Stock.