A Mercadona mantém um compromisso importante com a comunidade celíaca e, para o reforçar, a empresa assinou um acordo com a APC em maio de 2020. Este acordo visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de capacitar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e à sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com esta colaboração, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional.
A Mercadona trabalha para oferecer uma ampla variedade de produtos, em todas as categorias, com a máxima segurança alimentar. Para isso, sempre que a Mercadona define um produto procura que este seja sem glúten, eliminando ou substituindo os ingredientes ou aditivos que o contenham, ou até fornecedores que tenham fábricas exclusivas para a produção de alimentos sem glúten.
Atualmente, a Mercadona possui em Portugal uma ampla variedade de produtos sem glúten, contando com cerca de 750 produtos isentos no seu sortido, claramente identificados nas embalagens através de um selo exclusivo.
Na Mercadona, os consumidores têm à disposição toda a informação necessária nas embalagens, como a lista completa de ingredientes, os alergénios, o selo «SEM GLÚTEN» caso se trate de um produto apto para celíacos, além de identificar sempre o fornecedor e a origem do produto. Além disto a empresa oferece um serviço gratuito de apoio ao cliente para canalizar dúvidas e sugestões, transferindo-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
Mafalda Carvalho, Presidente da APC, e Inês Santos, Diretora de Relações Externas Centro e Sul de Portugal.