No final do mês passado, foram iniciados testes com pão sem glúten. É o resultado de cerca de quatro anos de trabalho conjunto entre a APC e a McDonald’s.
A McDonald’s Portugal introduziu opções sem glúten nos seus menus, estando agora a decorrer uma fase de testes em 12 restaurantes — Centro Comercial Colombo, Restelo, Gaia Drive, Gaia Shopping, Gaia Fojo, Circunvalação, Carregado, Setúbal Drive, Almada Fórum, Rio Sul, Birre e Cascais Shopping —, tendo como objetivo testar a oferta destes produtos e a possibilidade de extensão a outros restaurantes da marca.
São seis os produtos que poderá provar, Big Mac, Double Cheeseburger, McRoyal Deluxe, McRoyal Cheese, Cheeseburger e Hamburger, os quais serão servidos num pão diferente, confecionado com uma nova receita, a qual inclui ovo.
Esta novidade no cenário da alimentação sem glúten fora de casa resulta de um trabalho desenvolvido em parceria entre as duas entidades, o qual teve início em 2011 e conduziu a uma maior sensibilização da McDonald’s para as questões de segurança alimentar associadas à isenção de glúten, essenciais para os consumidores celíacos, tendo culminado numa adequação dos procedimentos de segurança que permitiram o lançamento destes produtos.
Para a introdução do pão sem glúten em alguns menus, foi implementado um novo procedimento nos restaurantes indicados, que a APC pôde acompanhar no local. O pão sem glúten vem embalado individualmente do fornecedor e é aquecido em bolsas de teflon, evitando assim o contacto direto com as tostadeiras e consequentemente qualquer contaminação. Além disso, os funcionários têm de usar, ao longo de todo o processo de manipulação destes produtos, uma luva própria e descartável.
Para facilitar a escolha e transmitir informação de forma mais imediata aos consumidores celíacos, a McDonald’s desenvolveu materiais informativos a constar nas lojas em que os menus sem glúten estão disponíveis, dos quais consta o logótipo da APC.
Poderá consultar mais informação no site da McDonald’s.