Programe antecipadamente a sua viagem de forma a definir estratégias que lhe permitam contornar os desafios alimentares que possam surgir no local de destino.
Caso viage para fora de Portugal, contacte diretamente a Associação de Celíacos do País de destino, e solicite informações de restaurantes e pontos de venda de produtos sem glúten.
No momento da reserva do Hotel deve informar o responsável que é celíaco e que por isso necessita de refeições sem glúten, principalmente ao pequeno-almoço, alertando dos cuidados especiais para uma oferta segura. Como alternativa, pode optar por um apartamento ou apart-hotel uma vez que são locais que oferecem condições para confecionar as suas refeições.
Se a viagem for programada através de uma agência de viagens avise atempadamente para garantir a escolha de um local adequado.
Aquando da reserva, informe-se junto da companhia aérea se esta está preparada para fornecer refeições isentas de glúten, e faça o seu pedido.
É aconselhado viajar com pequenos lanches para garantir sempre alimentos sem glúten nos primeiros dias de viagem.
Se visitar um País Europeu, tenha em consideração que a legislação europeia aplicada à rotulagem é idêntica à que encontra em Portugal.
Consultar antecipadamente a Associação de Celíacos do país de destino para garantir informações úteis e escolhas seguras.
Planear a viagem, identificando estabelecimentos e pontos de venda com produtos sem glúten.
Levar sempre pequenas refeições isentas de glúten para qualquer situação de emergência.