O Natal é uma época de partilha, de alegria e de tradições. Uma das tradições mais antigas e mais queridas é a de fazer bolachas de Natal e deixar um copo de leite e cenouras para as renas. Esta tradição tem origem na lenda do Pai Natal, que na noite de Natal viaja pelo mundo inteiro, distribuindo presentes pelas crianças que se portaram bem. Para o ajudar nesta tarefa, conta com a ajuda das suas renas mágicas, que puxam o seu trenó voador. Para agradecer ao Pai Natal e às suas renas pelo trabalho, muitas famílias costumam deixar junto à árvore de Natal um copo de leite e um prato de bolachas para o Pai Natal, e umas cenouras para as renas. Assim, podem recuperar a energia e continuar a sua viagem. Esta tradição é uma forma de demonstrar carinho, gratidão e generosidade ao Pai Natal e às suas renas.
Mas como fazer bolachas de Natal deliciosas e fáceis? Existem muitas receitas de bolachas de Natal, mas uma das mais simples e populares é a de bolachas de gengibre. Estas bolachas têm um sabor característico e podem ser cortadas em vários formatos, como estrelas, árvores, bonecos, etc.
Podes fazer, por exemplo, as bolachas de gengibre e canela da Ana S. Guerreiro . Vais precisar de:
- 1 ovo e 1 clara
- 180 g de farinha de amêndoa/farinha de noz ou metade de cada (ou 100 g de farinha de amêndoa e 50 g de farinha de aveia)
- 2 c. de sopa de sopa de óleo de coco (ou manteiga)
- 1 c. de café de fermento para bolos
- 1 c. de chá de canela em pó
- 1/2 c. de chá de gengibre em pó ou de gengibre ralado
- uma pitada de sal
- xilitol a gosto (ou tâmaras, mel ou açúcar de coco)
Preparação:
- Mistura todos os ingredientes até obter uma massa consistente e maleável.
- Leva ao frigorifico cerca de 40 min.
- Coloca a massa entre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda de um rolo de cozinha espalma-a até ficar com uma espessura de cerca de 0,5 cm.
- Utiliza formas para recortar as bolachinhas. Leva ao forno, pré-aquecido, a 200 ºC durante cerca de 7-10 min. Vira e deixa dourar mais 2 ou 3 minutos.
- Deixa arrefecer sobre uma grelha – depois de arrefecerem ficam mais durinhas.
Depois de fazer as bolachas, podes decorá-las com glacê, confetis, chocolate, ou o que quiseres. Podes também embrulhá-las e oferecê-las aos teus amigos ou familiares. Ou podes simplesmente comê-las com um copo de leite, enquanto esperas pelo Pai Natal.
Não te esqueças de registar tudo isto em fotografias; são uma forma de guardar memórias, registar os momentos e mostrar sentimentos. Tirar fotografias em família é mais do que uma simples recordação; é uma forma de celebrar o amor, a união e a felicidade. Nestas imagens, encontramos a essência do Natal, relembrando momentos especiais e espalhando a felicidade compartilhada com aqueles que mais amamos. E o melhor é que podem estar todos com as célebres ugly shirts. Ou com pijamas natalícios!
Posicionem-se de forma a que todos apareçam na fotografia! Tirem várias. Umas a abraçarem-se, outras a sorrir, outras a fazer caretas… O que quiserem! Divirtam-se!
Depois podes imprimi-las, enviá-las, ou partilhá-las nas redes sociais. Ou podes simplesmente guardá-las, para as veres no futuro e recordares os momentos felizes. Recordar é viver! Já pensaste o quão engraçado é ver fotos em família de todos os anos e observar as diferenças? Queres experimentar? Nunca é tarde, por isso, podes começar já hoje a colecionar memórias.
Sorri para a foto!