A Presidente da APC, Susana Tavares, participou na edição de fevereiro da Revista VISÃO Saúde, na qual foram abordados vários temas como as alergias, alimentação, desenvolvimento do cérebro, vacinas, doenças comuns e doenças raras que afetam as crianças.

No Dia Mundial da Consciencialização para a Doença Celíaca, dia 16 de maio, a APC foi convidada a participar numa live organizado pela equipa de comunicação da marca de hipermercados Lidl, para a rúbrica “Comer em Pratos Limpos”. Neste live foi abordada a doença celíaca e outras doenças relacionadas com o glúten. As suas implicações, sintomas e sinais, contaminações cruzadas e também alguns mitos e verdades associados à mesma. Foi uma conversa enriquecedora e dinâmica, sendo abordados alguns produtos alimentares isentos de glúten, que pode encontrar nas lojas Lidl. Se não teve a oportunidade de estar presente na live, pode assistir à gravação nas redes sociais do Lidl, aqui.

A nutricionista da APC, Rita Jorge, foi convidada pelo Semanário Novo, na sequência do Dia Internacional da Doença Celíaca, para dar a conhecer o que é esta doença e qual o papel da Associação Portuguesa de Celíacos.

Além da participação da nutricionista, foi possível ler o testemunho de celíacos ou familiares. Estas revelaram o difícil caminho até chegar ao diagnóstico, os principais desafios quando se deparam com uma doença autoimune, como é ter a doença celíaca nas idas ao supermercado, leitura de rótulos e contaminações cruzadas. Relataram ainda a impreparação das escolas para lidar com a mesma, apesar de, por lei, ser um dever da escola fornecer uma alimentação adequada às necessidades das crianças e jovens que a frequentam. Neste campo, a APC considera que ainda há muito a fazer em termos de legislação.

Uma das testemunhas ressalvou ainda que a mesma questão se aplica em meio hospitalar, não existindo alterativas e opções seguras ao nível da alimentação.

A APC agradece ao Semanário Novo pela disponibilidade e partilha para a sensibilização dos leitores para a doença celíaca. Consulte o artigo na íntegra aqui.

A APC foi muito bem representada no programa “Dois às 10” na TVI, pela nossa Presidente, Susana Tavares! A mesma teve a oportunidade de explicar os maiores desafios de ter um filho celíaco, bem como o trabalho que a APC dinamiza, dando alguns exemplos de alimentos proibidos e perigosos para o consumo por parte de um celíaco.

Para quem não assistiu, podem rever a sua intervenção através do seguinte link. Nesta iniciativa, contamos com o apoio da Mercadona Portugal.

A edição de fevereiro de 2021 de O País Positivo, suplemento do Semanário Sol, contou com a participação da Presidente da APC, Susana Tavares, no artigo intitulado “Doenças Crónicas – Celíacos“. Leia a entrevista completa aqui.

A nutricionista da APC Tânia Neves esteve no dia 13 de maio à conversa com a nutricionista Ana Bravo, autora da página “Nutrição com Coração”, para o Jornal de Notícias. Nesta conversa a Tânia Neves explicou a doença celíaca, os sintomas e o tratamento associado, entre outros aspetos mais institucionais. Se não teve oportunidade de assistir a esta entrevista, assista ao vídeo aqui.

Almerinda Nascimento, tesoureira da APC, e Rita Jorge, nutricionista da APC, marcaram presença no programa “Manhãs na TV” no dia 14 de maio, onde abordaram temas como a sensibilização da população para a doença celíaca, visto que nesse mesmo dia se celebrava o Dia da Consciencialização da Doença Celíaca, e deram a conhecer a APC, assim como os seus objetivos e atividades que desenvolve. Veja a entrevista aqui.

A nossa Presidente Susana Tavares esteve presente no dia 15 de maio, no programa da tarde “Em Família”, da TVI. Juntamente com dois jovens celíacos, um deles seu filho, preparou uma receita de “Esparguete alla Carbonara”, com produtos isentos de glúten fornecidos pela cadeia de supermercados Mercadona®. No programa falou ainda de como lida diariamente com a preparação de refeições para uma família composta por elementos celíacos e não celíacos. Se não teve oportunidade de ver este programa, veja agora aqui.

No mês de maio, saiu também um artigo no Público, “A doença celíaca: a importância do cumprimento da dieta”, com a colaboração da Susana Tavares, Presidente da APC. Este artigo aborda o que é a doença celíaca, a sua prevalência e o maior desafio para um celíaco em Portugal, o “comer fora”. Pode consultar o artigo aqui.

“Sem tolerância ao glúten”, artigo da Notícias Magazine, contou com a colaboração da nossa Presidente, Susana Tavares, e a vogal, Paula Parente, onde partilharam o seu testemunho como mães de jovens celíacos, as adaptações, estratégias e soluções para lidar com a doença. Aceda ao artigo aqui.

No dia 24 de maio, a Nutricionista da APC, Rita Jorge, juntamente com a Chef Fabiana do “The Food for Real”, estiveram presentes no programa “Esta Manhã” da TVI. A Nutricionista Rita Jorge falou sobre a doença e a dieta isenta de glúten, enquanto a Chef Fabiana confecionou um bolo sem glúten. Reveja a participação aqui.

Ainda no âmbito do mês do celíaco, a Presidente da APC, Susana Tavares, e o seu filho marcaram presença no programa “A Nossa Tarde” na RTP, no dia 2 de junho. A Presidente deu a conhecer o seu testemunho como mãe de um celíaco e juntamente com o seu filho celíaco falaram sobre as preocupações e desafios que enfrentam. O programa contou ainda com a participação da Dra. Ana Pimenta, hematologista. Se não conseguiu assistir, pode agora ver o programa aqui.

O artigo “Estarão as escolas do Grande Porto preparadas para alimentar crianças com doença celíaca?”, da autoria da nutricionista da APC, Sara Almeida Silva, foi publicado na Acta Portuguesa de Nutrição nº24, e já se encontra disponível para consulta no site da APC no separador APC – Informação Científica. O estudo teve como amostra encarregados de educação de crianças celíacas, com idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos, sócios da APC e residentes no Grande Porto, e os profissionais das escolas que essas crianças frequentavam, e como objetivos, avaliar: i) a perceção dos pais de crianças com doença celíaca relativamente à capacidade das escolas fornecerem refeições isentas de glúten, ii) o conhecimento dos profissionais das escolas sobre doença celíaca e sobre cuidados a ter numa dieta isenta de glúten, iii) e o impacto da realização de formação nesse conhecimento, Com este estudo, revelou-se ser necessário assegurar mais formação ao serviço de alimentação e restauração das escolas, para melhoria efetiva dos conhecimentos.

No dia 17 de outubro de 2021 a presidente da APC, Susana Tavares, e a nutricionista da APC, Tânia Neves, tiveram o prazer de participar no programa televisivo Filhos e Cadilhos do Porto Canal.

Este foi um programa dedicado ao Dia Mundial da Alimentação onde foram abordados todos os grupos da roda dos alimentos. A APC falou sobre o grupo dos cereais, derivados e tubérculos e ainda fez um pão delicioso sem glúten, fácil e acessível a todos. Também houve espaço para abordar o tema da doença celíaca e explicar o que é a APC.

A Presidente da APC, Susana Tavares, e o Diretor de Qualidade e Desenvolvimento de Marca Própria do Grupo Jerónimo Martins, Carlos Santos, foram os convidados do nono episódio do podcast Be The Story – “Sem Glúten: por doença ou moda?“.

Joana Marques, d’As Três da Manhã da Renascença, conduziu esta conversa. Pode ouvir o podcast aqui.

No dia 16 de maio, Dia Nacional do Celíaco, a niT publicou um artigo com o TOP 10 de produtos sem glúten exclusivamente à venda nas lojas da Mercadona. O artigo contou com a participação da nutricionista da Associação Portuguesa de Celíacos (APC), Tânia Neves, que selecionou, dentro de uma vasta gama de produtos isentos de glúten, o TOP 10, tendo por base o seu elevado valor nutricional, o facto de serem muito procurados ou porque não são de fácil acesso no mercado.

Este artigo celebra com chave de ouro o mês em que a APC e a Mercadona anunciaram uma parceria.

A nutricionista da APC Tânia Neves participou na rubrica “Investigação” da revista n.º 420 da Deco Proteste, com o tema “Logótipos Alimentares”.

 

As edições n.º 41 e 42 da revista Holon, das Farmácias Holon, contou com a participação da presidente da APC, Mafalda Carvalho, e da nutricionista da APC, Sara Almeida Silva, na rubrica “Ponto de Vista”.

No mês de maio assinalou-se o mês do Celíaco e, por isso, foi a melhor altura para se falar sobre o glúten, o eterno bicho papão. Mas será que é sempre assim?

Quando é que o glúten pode ser um problema? Foi este o tema da entrevista dada por Rita Jorge, nutricionista APC, para o podcast «Em Banho Maria».

Neste episódio falou-se de tudo acerca do glúten, da doença celíaca, de alergias e “intolerância” e os mitos mais frequentes em relação a esta temática.

Oiça a entrevista em https://soundcloud.com/em-banho-maria/gluten ou no Facebook da APC.

Também disponível nas plataformas habituais: Spotify, Apple Podcast, Anchor etc.

Se não teve oportunidade de assistir à participação da presidente da APC Susana Tavares, no programa da TVI Você na TV, assista ao vídeo, aqui.

A Susana Tavares, partilhou o seu testemunho como mãe de um celíaco, as preocupações e cuidados que se deve ter ao cozinhar, abordando também o objetivo da associação e do livro infantil “O Bando dos Celíacos”, lançado pela Mercadona em parceria com a APC.

Rita Jorge, nutricionista na APC, participou no novo projeto de Uma Madalena Glúten Free, “Podcast sem glúten”, esclarecendo questões sobre a doença celíaca e a dieta isenta de glúten. Oiça o Podcast sem glúten nas plataformas habituais: Spotify, Apple podcast, Anchor, etc.

Na edição de dezembro de 2020, a Notícias Magazine publicou o artigo «Sobreviver a um Natal com restrições alimentares», onde se abordaram as limitações, mas, principalmente, as estratégias para um Natal seguro e feliz. O artigo contou com a participação de Rita Jorge, Nutricionista na APC; Teresa Amaral, mãe de jovens celíacos; e Sofia Pinto Luz, imunoalergologista, mãe de crianças com alergia alimentares e autora do blog “Senhora Alergia”.

A edição de abril de 2019 da revista “Viver Saudável”, dos profissionais de Nutrição, contou com a participação da Nutricionista APC, Sara Almeida Silva, no assunto “Intolerâncias Alimentares e Doença Celíaca”.

A Nutricionista APC, Sara Almeida Silva, respondeu a 5 questões sobre o glúten, no Blog “À Roda da Alimentação”, um Projeto da SONAE em parceria com a RTP e Catarina Furtado, que se focou em três temas: doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca.

Pode visualizar o artigo aqui.

No Dia Internacional do Celíaco, 16 de maio, o Diário de Notícias falou com a Vera, a Patrícia, o António e a Rita, quatro celíacos que deram o seu testemunho acerca de como é viver com a doença e sem glúten!

Veja o artigo no seguinte link: https://life.dn.pt/doenca-celiaca-quando-me-deram-o-diagnostico-fiquei-tao-feliz-finalmente-sabia-o-que-tinha/?fbclid=IwAR1g8ethhRiALDO5WlP1NSfgYSC3s2fMwvl8WMLrA69_fSw4DkAhfaqMwwo.

A edição de julho-setembro 2019 da revista Hospitalidade, da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, contou com a participação das nutricionistas da APC Rita Jorge e Sara Almeida Silva, na rubrica “Pensamento Livre”.

A nutricionista da APC Tânia Neves participou na rubrica “Notícias Magazine” do Jornal de Notícias, com o tema “Os alimentos que dão a volta ao intestino”.

Pode ler o artigo aqui: https://www.noticiasmagazine.pt/2019/os-alimentos-que-dao-a-volta-ao-intestino/estilos/240803/.

A Nutricionista da APC Rita Jorge esteve presente no Canal S+ no programa “Saúde em Dia” do dia 12 de dezembro de 2019 para falar sobre o tema “Doença Celíaca e o Natal”.

Pode ver a entrevista aqui.

A APC participou no programa Madeira Viva, da RTP Madeira, no dia 26 de janeiro, com a presença da representante regional, Rute Freitas, da Presidente e da Nutricionista da APC, Mafalda Carvalho e Daniela Afonso, sensibilizando para a doença celíaca e divulgando as iniciativas dinamizadas para os celíacos da região. Veja ou reveja o programa através do link:  https://www.rtp.pt/play/p4328/e327915/madeiraviva.

A revista dos profissionais de nutrição «Viver Saudável» de abril contou com a colaboração da nutricionista da APC, Rita Jorge, no artigo intitulado «Dieta para a vida… Sem dramas».

A APC esteve presente no Dia Solidário da Maratona da Saúde na RTP, no passado dia 13 de abril. A maratona televisiva dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias decorreu durante todo esse dia.

No dia 2 de julho, o programa Saúde em Dia, do canal S+ da NOS, foi dedicado à temática do glúten. Em estúdio esteve o investigador Pedro Bastos, que deu a conhecer as novas investigações relacionadas com o glúten. O programa contou ainda com o testemunho e participação institucional da Presidente da APC – Mafalda Carvalho, e da nutricionista Rita Jorge, abordando a implementação e monitorização da dieta isenta de glúten ao celíaco. Reveja o programa aqui.

O programa Açores Hoje, da RTP Açores, passou no passado mês de julho uma entrevista à vogal da APC, Susana Tavares, onde foram abordados os principais conceitos da doença celíaca, a realidade do subdiagnóstico, a vivência com a dieta sem glúten e a colaboração da APC com o gabinete regional de apoio ao doente celíaco. Disponível no link https://www.rtp.pt/play/p1766/e356003/acores-hoje?fbclid=IwAR1EmU66OayMAR4RO32aO7shshN0aNbO7MFLhMTfAAeKhjnr-bJmKIvonJ0.

O número 45 da revista Sabe Bem do Pingo Doce de setembro / outubro inclui uma entrevista à nutricionista da APC Rita Jorge, em que é abordado a evolução da doença celíaca, o aumento da oferta de produtos sem glúten e a parceria com o Pingo Doce.

A APC participou na reportagem do Porto Canal, realizada no dia 4 de agosto no restaurante italiano Sérgio Crivelli. A entrevista teve como objetivo a divulgação do único restaurante certificado pela APC/Biotrab na região Norte. Pode vê-la ou rever através do link: http://portocanal.sapo.pt/noticia/162294.

No dia 29 de dezembro de 2018, a APC e a Boca de Leão (estabelecimento certificado) estiveram presentes no programa “Aqui Portugal” da RTP1, que decorreu na Póvoa do Varzim.  O mesmo contou com o testemunho e participação da vogal da APC, Susana Tavares, na qual foram abordados os principais conceitos da doença celíaca e divulgada a oferta de produtos sem glúten deste estabelecimento.

Disponível no link (a partir do minuto 9:50): https://www.rtp.pt/play/p4230/e381994/aqui-portugal/713728

A APC esteve presente no programa “Manhãs CM”, no dia 19 de dezembro de 2018, abordando o tema “Natal sem glúten”, contando com a participação da presidente da APC, Mafalda Carvalho e de Sara Delgado, jovem celíaca. Disponível aqui.

O programa “Agora Nós”, da RTP1, realizou uma entrevista, no dia 5 de novembro de 2018, à presidente da APC, Mafalda Carvalho, e a uma jovem sócia, Filipa Serrano, que discutiram a importância da certificação de espaços de restauração sem glúten e as atividades desenvolvidas pela APC. Disponível aqui.

No mês de dezembro de 2018, a presidente da APC, Mafalda Carvalho, foi entrevistada pelo Jornal i para esclarecer temas como os estabelecimentos certificados pela APC/Biotrab, a moda da alimentação “gluten-free” e a forma como esta pode afetar a vida dos celíacos em Portugal.

A doença celíaca foi o tema do programa Diga Doutor, do dia 23 de maio. O programa contou com a participação especial do gastroenterologista Paulo Ratilal, de Mafalda Carvalho, presidente da APC, e Daniela Afonso, nutricionista na APC. Veja o vídeo em https://www.rtp.pt/play/p3129/e290634/diga-doutor.

O programa Sociedade Civil assinalou o Dia Internacional do Celíaco, abordando nesse dia o tema «Intolerâncias Alimentares», com a participação da nutricionista Daniela Afonso e da imunoalergologista Ana Célia Costa. Veja o programa completo em https://www.rtp.pt/play/p3150/e288820/sociedade-civil.

Veja a reportagem do Porto Canal no seguimento da sessão de sensibilização dirigida aos alunos do Colégio Luso-Frânces, no Porto, dinamizada por Susana Tavares. Vídeo disponível em http://portocanal.sapo.pt/noticia/122808.

Partilhamos a entrevista da Nutrihome à nutricionista Rita Jorge, em que esclarece alguns dos mitos associados à doença. Veja a entrevista na integra em http://nutrihome.pt/2017/04/11/gluten-e-doenca-celiaca-entrevista-a-dr-a-rita-jorge-nutricionista-da-associacao-portuguesa-de-celiacos-apc/.

Para continuar a sensibilizar novos públicos, a APC estabeleceu uma parceria com o site da Felicitas baby club, onde irá encontrar conteúdos sobre o tema: http://felicitas.pt/web/familia-doenca-celiaca.html.

Veja a entrevista à nutricionista Rita Jorge e à celíaca Vanessa Domingos no portal do Atlas da Saúde, http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/85-dos-doentes-celiacos-nao-sabe-que-tem-doenca.

Rute Freitas, membro dos órgãos sociais da APC, abordou a DC e a DIG no programa Madeira Viva. Veja ou reveja em https://www.rtp.pt/play/p3064/e280020/madeiraviva2017.

As duas últimas edições da revista Viver Saudável, dirigida aos profissionais de saúde,  contaram com a colaboração da nutricionista Rita Jorge com um artigo de opinião e colaboração num artigo sobre a doença e a importância deste grupo específico para as marcas de produtos alimentares.

A publicação intitulada «Glúten: a quem é que faz mal?» contou com a participação da nutricionista da APC, Rita Jorge. 

A APC participou na Dica da Semana, com o intuito de esclarecer e sensibilizar para a doença celíaca, uma publicação com 1,85 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente em todo o país, juntamente com o folheto Lidl.

No passado dia 14 de julho, foi abordado o tema «Doença Celíaca», no programa «Consultório», no Porto Canal, com a participação especial de Mafalda Carvalho, Presidente da APC, e da Dra. Eunice Trindade, gastroenterologista pediátrica.

A doença celíaca foi tema no programa «A Praça», da RTP1, no dia 5 de setembro. Emissão onde esteve presente a Dra. Henedina Antunes para ajudar a perceber a doença, formas de diagnóstico e os cuidados a ter, Vânia Monteiro, celíaca e associada APC, a partilhar o seu testemunho, e ainda a autora do livro «Coma à vontade» – Rita Mendes Correia, da Gluoff – Bolos sem glúten.

A edição de outubro da revista Viver Saudável, dirigida aos profissionais de nutrição, contou com a colaboração da nutricionista da APC, Daniela Afonso, na abordagem ao tema de destaque da edição «Intolerância Alimentar – Uma questão de saúde que virou moda».

A presidente da APC, Mafalda Carvalho, e a nutricionista Rita Jorge foram entrevistadas para o  site do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo, no âmbito da rubrica «Saudável com…» no mês de dezembro de 2016. A entrevista teve o intuito sobretudo de divulgar como pode o Natal ser isento de glúten e saudável, mas também abordaram outras temáticas interessantes de promoção da saúde alimentar dirigida aos celíacos.

Consulte a entrevista em http://alimentacaosaudavel.jumbo.pt/saudavel_com/.

A rubrica «Pequeno-almoço e lanche saudáveis nas crianças celíacas (e não só)!», da autoria da nutricionista Daniela Afonso, foi a temática abordada na rubrica de opinião Saúde, da revista Exklusiva.

Já está disponível nas bancas!

A convite da ACIP — Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, a APC participou na 115.ª edição da revista A padaria portuguesa, com o artigo «Produtos sem glúten – Uma oportunidade para o agroalimentar» da autoria de Vanessa Domingos, vogal da Direção da APC.

«Alergia às proteínas do leite de vaca e dieta isenta de glúten» foi a temática abordada no número 4 da revista Exklusiva, na rubrica de opinião Saúde Exklusiva.

No âmbito das comemorações do mês do celíaco, a equipa de nutricionistas da APC, Daniela Afonso e Rita Jorge, em colaboração com o Programa de Alimentação Saudável do Jumbo, publicaram o artigo «Celíaco, mas saudável» com enfâse no pequeno-almoço e lanches saudáveis.

Consulte o artigo em http://alimentacaosaudavel.jumbo.pt/alimentacao-saude/celiaco-mas-saudavel/.

No mês de abril, a revista Viver Saudável teve como tema principal «Glúten e Doença Celíaca», no qual disponibilizou as seguintes rubricas, com o apoio da APC:

– Destaque:- Glúten e Doença Celíaca;

– 43.º Encontro Nacional de Celíacos:- Aprender a viver com o «rótulo» de celíaco;

– Perfil da nutricionista da APC, Rita Jorge.

As rubricas encontram-se disponíveis no Facebook e no portal da APC em https://www.celiacos.org.pt/informacao/diversos/item/doc-186.html.

A doença celíaca foi tema no dia 16 de maio, «Dia Internacional do Celíaco. Quando a exclusão do glúten não é moda», o Lifestyle ao Minuto falou com quem vive com esta condição e com a Associação Portuguesa de Celíacos .

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/589203/dia-internacional-do-celiaco-quando-a-exclusao-do-gluten-nao-e-moda.

Mafalda Carvalho, presidente da APC, conversou com a revista Pontos de Vista, publicada mensalmente na edição de sábado do jornal Público, no âmbito do Dia Internacional do Celíaco, para a rubrica Mais Saúde, Mais Futuro. Encontre o artigo no site da revista.

O número 2 da revista Exklusiva contou com a participação da nutricionista Rita Jorge na rúbrica de opinião «Saúde Exclusiva», com o tema «Dicas para um Natal isento de glúten mais saudável». Enquadrado na mesma rúbrica, o tema da terceira edição consistiu na apresentação do estudo, realizado pela APC, intitulado «Produtos alimentares com glúten e equivalentes específicos sem glúten – a diferença de preços».

A temática do glúten e da implementação de uma dieta isenta de glúten foi notícia no Observador e contou com os esclarecimentos da APC, no artigo «Este artigo não contém glúten (mas não é só para celíacos)».

http://observador.pt/2016/01/10/artigo-nao-contem-gluten-nao-so-celiacos/

Na revista n.º 14, de junho de 2015, a doença celíaca foi tema de capa desta edição. Na rúbrica Nutrição foi desenvolvido o tema «Doença celíaca – A vida sem glúten», onde além dos conceitos gerais sobre a patologia, foram identificados os alimentos permitidos, perigosos e proibidos numa dieta isenta de glúten. Com entrevista e testemunho da Presidente da APC – Mafalda Carvalho.

No dia 15 de agosto, foi transmitida no telejornal da RTP1 uma reportagem sobre a temática: «Cada vez mais pessoas estão a evitar o glúten na alimentação. Acreditam que a proteína faz mal ou faz engordar.». A participação da dietista da APC, Rita Jorge, permitiu esclarecer a questão, e o testemunho da associada Margarida Melo elucidou acerca do dia-a-dia dos celíacos.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/dieta-sem-proteina-do-gluten-esta-na-moda_v851695

No dia 1 de outubro, a oferta sem glúten no fora de casa, a doença celíaca e o testemunho de celíacos e familiares, ocuparam 2 páginas da publicação.

No dia 7 de outubro, foi abordado o tema da oferta sem glúten no fora de casa e a doença celíaca. Com o testemunho de Susana Tavares, mãe de um menino celíaco, e participação da Dra. Eunice Trindade, a quem agradecemos a participação e partilha.

O n.º 1 da Exklusiva, que surge com «o acreditar que há espaço para que se fale de empreendedorismo», incluiu uma completa entrevista à Presidente da APC, Mafalda Carvalho, que abordou desde a missão da APC à sua visão do empreendedorismo. A participação da APC foi complementada com um artigo de opinião intitulado «Menu sem glúten. Quando não é uma escolha, mas sim um tratamento.»

A APC esteve no programa da manhã da RTP 1, Agora Nós, no passado dia 15 de Janeiro. Em estúdio esteve presente a Presidente da APC – Mafalda Carvalho, que para além da presença institucional deixou o seu testemunho, a sócia Patrícia Lima, celíaca activa nas actividades da APC relatou a sua convivência com a dieta na entrada para a faculdade, e a Dietista Daniela Afonso, com o esclarecimento de alguns conceitos sobre a doença e tratamento.

Tendo como ideia original a partilha de experiências relativas à doença celíaca lançada pela mãe de um associado – Susana Tavares, a APC aceitou o desafio e em parceria com a Escola Profissional de Imagem (EPI), foi possível a filmagem e edição de um vídeo que contou com os testemunhos dos associados Fátima Belo, Paulo Fernandes e Mário Romero, da família Nascimento Pinto, da mãe e filho Susana Tavares e Guilherme Bastos, e do conhecido pai de uma menina celíaca, Ricardo Araújo Pereira.

Veja, reveja, comente e partilhe o vídeo que se encontra no canal YouTube da Associação Portuguesa de Celíacos. E, encontre através de uma mensagem positiva relatos com os quais se vai identificar, difundindo simultaneamente informações relevantes sobre a doença celíaca, sintomas e formas de diagnóstico.

Agradecemos aos responsáveis do projecto de vídeo da EPI, Miriam Gonçalves e Renato Coutinho.

Esta edição contou com o apoio dos nossos parceiros: Atlantic Meals, Celeiro, Ferbar, Flor de Arroz, Glutamine, Iglo, Nobre, Primor, Pescanova, Sovex.

https://www.youtube.com/watch?v=2qnZylcjSxU&feature=youtu.be&list=LL3fQgmwdEouzQvERICnYdLA

Tendo como ideia original a partilha de experiências relativas à doença celíaca lançada pela mãe de um associado – Susana Tavares, a APC aceitou o desafio e em parceria com a Escola Profissional de Imagem (EPI), foi possível a filmagem e edição de um vídeo que contou com os testemunhos dos associados Fátima Belo, Paulo Fernandes e Mário Romero, da família Nascimento Pinto, da mãe e filho Susana Tavares e Guilherme Bastos, e do conhecido pai de uma menina celíaca, Ricardo Araújo Pereira.

Veja, reveja, comente e partilhe o vídeo que se encontra no canal YouTube da Associação Portuguesa de Celíacos. E, encontre através de uma mensagem positiva relatos com os quais se vai identificar, difundindo simultaneamente informações relevantes sobre a doença celíaca, sintomas e formas de diagnóstico.

Agradecemos aos responsáveis do projecto de vídeo da EPI, Miriam Gonçalves e Renato Coutinho.

Esta edição contou com o apoio dos nossos parceiros: Atlantic Meals, Celeiro, Ferbar, Flor de Arroz, Glutamine, Iglo, Nobre, Primor, Pescanova, Sovex.

https://www.youtube.com/watch?v=2qnZylcjSxU&feature=youtu.be&list=LL3fQgmwdEouzQvERICnYdLA.

2022

A Presidente da APC, Susana Tavares, participou na edição de fevereiro da Revista VISÃO Saúde, na qual foram abordados vários temas como as alergias, alimentação, desenvolvimento do cérebro, vacinas, doenças comuns e doenças raras que afetam as crianças.

No Dia Mundial da Consciencialização para a Doença Celíaca, dia 16 de maio, a APC foi convidada a participar numa live organizado pela equipa de comunicação da marca de hipermercados Lidl, para a rúbrica “Comer em Pratos Limpos”. Neste live foi abordada a doença celíaca e outras doenças relacionadas com o glúten. As suas implicações, sintomas e sinais, contaminações cruzadas e também alguns mitos e verdades associados à mesma. Foi uma conversa enriquecedora e dinâmica, sendo abordados alguns produtos alimentares isentos de glúten, que pode encontrar nas lojas Lidl. Se não teve a oportunidade de estar presente na live, pode assistir à gravação nas redes sociais do Lidl, aqui.

A nutricionista da APC, Rita Jorge, foi convidada pelo Semanário Novo, na sequência do Dia Internacional da Doença Celíaca, para dar a conhecer o que é esta doença e qual o papel da Associação Portuguesa de Celíacos.

Além da participação da nutricionista, foi possível ler o testemunho de celíacos ou familiares. Estas revelaram o difícil caminho até chegar ao diagnóstico, os principais desafios quando se deparam com uma doença autoimune, como é ter a doença celíaca nas idas ao supermercado, leitura de rótulos e contaminações cruzadas. Relataram ainda a impreparação das escolas para lidar com a mesma, apesar de, por lei, ser um dever da escola fornecer uma alimentação adequada às necessidades das crianças e jovens que a frequentam. Neste campo, a APC considera que ainda há muito a fazer em termos de legislação.

Uma das testemunhas ressalvou ainda que a mesma questão se aplica em meio hospitalar, não existindo alterativas e opções seguras ao nível da alimentação.

A APC agradece ao Semanário Novo pela disponibilidade e partilha para a sensibilização dos leitores para a doença celíaca. Consulte o artigo na íntegra aqui.

A APC foi muito bem representada no programa “Dois às 10” na TVI, pela nossa Presidente, Susana Tavares! A mesma teve a oportunidade de explicar os maiores desafios de ter um filho celíaco, bem como o trabalho que a APC dinamiza, dando alguns exemplos de alimentos proibidos e perigosos para o consumo por parte de um celíaco.

Para quem não assistiu, podem rever a sua intervenção através do seguinte link. Nesta iniciativa, contamos com o apoio da Mercadona Portugal.

2021

A edição de fevereiro de 2021 de O País Positivo, suplemento do Semanário Sol, contou com a participação da Presidente da APC, Susana Tavares, no artigo intitulado “Doenças Crónicas – Celíacos“. Leia a entrevista completa aqui.

A nutricionista da APC Tânia Neves esteve no dia 13 de maio à conversa com a nutricionista Ana Bravo, autora da página “Nutrição com Coração”, para o Jornal de Notícias. Nesta conversa a Tânia Neves explicou a doença celíaca, os sintomas e o tratamento associado, entre outros aspetos mais institucionais. Se não teve oportunidade de assistir a esta entrevista, assista ao vídeo aqui.

Almerinda Nascimento, tesoureira da APC, e Rita Jorge, nutricionista da APC, marcaram presença no programa “Manhãs na TV” no dia 14 de maio, onde abordaram temas como a sensibilização da população para a doença celíaca, visto que nesse mesmo dia se celebrava o Dia da Consciencialização da Doença Celíaca, e deram a conhecer a APC, assim como os seus objetivos e atividades que desenvolve. Veja a entrevista aqui.

A nossa Presidente Susana Tavares esteve presente no dia 15 de maio, no programa da tarde “Em Família”, da TVI. Juntamente com dois jovens celíacos, um deles seu filho, preparou uma receita de “Esparguete alla Carbonara”, com produtos isentos de glúten fornecidos pela cadeia de supermercados Mercadona®. No programa falou ainda de como lida diariamente com a preparação de refeições para uma família composta por elementos celíacos e não celíacos. Se não teve oportunidade de ver este programa, veja agora aqui.

No mês de maio, saiu também um artigo no Público, “A doença celíaca: a importância do cumprimento da dieta”, com a colaboração da Susana Tavares, Presidente da APC. Este artigo aborda o que é a doença celíaca, a sua prevalência e o maior desafio para um celíaco em Portugal, o “comer fora”. Pode consultar o artigo aqui.

“Sem tolerância ao glúten”, artigo da Notícias Magazine, contou com a colaboração da nossa Presidente, Susana Tavares, e a vogal, Paula Parente, onde partilharam o seu testemunho como mães de jovens celíacos, as adaptações, estratégias e soluções para lidar com a doença. Aceda ao artigo aqui.

No dia 24 de maio, a Nutricionista da APC, Rita Jorge, juntamente com a Chef Fabiana do “The Food for Real”, estiveram presentes no programa “Esta Manhã” da TVI. A Nutricionista Rita Jorge falou sobre a doença e a dieta isenta de glúten, enquanto a Chef Fabiana confecionou um bolo sem glúten. Reveja a participação aqui.

Ainda no âmbito do mês do celíaco, a Presidente da APC, Susana Tavares, e o seu filho marcaram presença no programa “A Nossa Tarde” na RTP, no dia 2 de junho. A Presidente deu a conhecer o seu testemunho como mãe de um celíaco e juntamente com o seu filho celíaco falaram sobre as preocupações e desafios que enfrentam. O programa contou ainda com a participação da Dra. Ana Pimenta, hematologista. Se não conseguiu assistir, pode agora ver o programa aqui.

O artigo “Estarão as escolas do Grande Porto preparadas para alimentar crianças com doença celíaca?”, da autoria da nutricionista da APC, Sara Almeida Silva, foi publicado na Acta Portuguesa de Nutrição nº24, e já se encontra disponível para consulta no site da APC no separador APC – Informação Científica. O estudo teve como amostra encarregados de educação de crianças celíacas, com idades compreendidas entre os 2 e os 9 anos, sócios da APC e residentes no Grande Porto, e os profissionais das escolas que essas crianças frequentavam, e como objetivos, avaliar: i) a perceção dos pais de crianças com doença celíaca relativamente à capacidade das escolas fornecerem refeições isentas de glúten, ii) o conhecimento dos profissionais das escolas sobre doença celíaca e sobre cuidados a ter numa dieta isenta de glúten, iii) e o impacto da realização de formação nesse conhecimento, Com este estudo, revelou-se ser necessário assegurar mais formação ao serviço de alimentação e restauração das escolas, para melhoria efetiva dos conhecimentos.

No dia 17 de outubro de 2021 a presidente da APC, Susana Tavares, e a nutricionista da APC, Tânia Neves, tiveram o prazer de participar no programa televisivo Filhos e Cadilhos do Porto Canal.

Este foi um programa dedicado ao Dia Mundial da Alimentação onde foram abordados todos os grupos da roda dos alimentos. A APC falou sobre o grupo dos cereais, derivados e tubérculos e ainda fez um pão delicioso sem glúten, fácil e acessível a todos. Também houve espaço para abordar o tema da doença celíaca e explicar o que é a APC.

A Presidente da APC, Susana Tavares, e o Diretor de Qualidade e Desenvolvimento de Marca Própria do Grupo Jerónimo Martins, Carlos Santos, foram os convidados do nono episódio do podcast Be The Story – “Sem Glúten: por doença ou moda?“.

Joana Marques, d’As Três da Manhã da Renascença, conduziu esta conversa. Pode ouvir o podcast aqui.

2020

No dia 16 de maio, Dia Nacional do Celíaco, a niT publicou um artigo com o TOP 10 de produtos sem glúten exclusivamente à venda nas lojas da Mercadona. O artigo contou com a participação da nutricionista da Associação Portuguesa de Celíacos (APC), Tânia Neves, que selecionou, dentro de uma vasta gama de produtos isentos de glúten, o TOP 10, tendo por base o seu elevado valor nutricional, o facto de serem muito procurados ou porque não são de fácil acesso no mercado.

Este artigo celebra com chave de ouro o mês em que a APC e a Mercadona anunciaram uma parceria.

A nutricionista da APC Tânia Neves participou na rubrica “Investigação” da revista n.º 420 da Deco Proteste, com o tema “Logótipos Alimentares”.

 

As edições n.º 41 e 42 da revista Holon, das Farmácias Holon, contou com a participação da presidente da APC, Mafalda Carvalho, e da nutricionista da APC, Sara Almeida Silva, na rubrica “Ponto de Vista”.

No mês de maio assinalou-se o mês do Celíaco e, por isso, foi a melhor altura para se falar sobre o glúten, o eterno bicho papão. Mas será que é sempre assim?

Quando é que o glúten pode ser um problema? Foi este o tema da entrevista dada por Rita Jorge, nutricionista APC, para o podcast «Em Banho Maria».

Neste episódio falou-se de tudo acerca do glúten, da doença celíaca, de alergias e “intolerância” e os mitos mais frequentes em relação a esta temática.

Oiça a entrevista em https://soundcloud.com/em-banho-maria/gluten ou no Facebook da APC.

Também disponível nas plataformas habituais: Spotify, Apple Podcast, Anchor etc.

Se não teve oportunidade de assistir à participação da presidente da APC Susana Tavares, no programa da TVI Você na TV, assista ao vídeo, aqui.

A Susana Tavares, partilhou o seu testemunho como mãe de um celíaco, as preocupações e cuidados que se deve ter ao cozinhar, abordando também o objetivo da associação e do livro infantil “O Bando dos Celíacos”, lançado pela Mercadona em parceria com a APC.

Rita Jorge, nutricionista na APC, participou no novo projeto de Uma Madalena Glúten Free, “Podcast sem glúten”, esclarecendo questões sobre a doença celíaca e a dieta isenta de glúten. Oiça o Podcast sem glúten nas plataformas habituais: Spotify, Apple podcast, Anchor, etc.

Na edição de dezembro de 2020, a Notícias Magazine publicou o artigo «Sobreviver a um Natal com restrições alimentares», onde se abordaram as limitações, mas, principalmente, as estratégias para um Natal seguro e feliz. O artigo contou com a participação de Rita Jorge, Nutricionista na APC; Teresa Amaral, mãe de jovens celíacos; e Sofia Pinto Luz, imunoalergologista, mãe de crianças com alergia alimentares e autora do blog “Senhora Alergia”.

2019

A edição de abril de 2019 da revista “Viver Saudável”, dos profissionais de Nutrição, contou com a participação da Nutricionista APC, Sara Almeida Silva, no assunto “Intolerâncias Alimentares e Doença Celíaca”.

A Nutricionista APC, Sara Almeida Silva, respondeu a 5 questões sobre o glúten, no Blog “À Roda da Alimentação”, um Projeto da SONAE em parceria com a RTP e Catarina Furtado, que se focou em três temas: doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca.

Pode visualizar o artigo aqui.

No Dia Internacional do Celíaco, 16 de maio, o Diário de Notícias falou com a Vera, a Patrícia, o António e a Rita, quatro celíacos que deram o seu testemunho acerca de como é viver com a doença e sem glúten!

Veja o artigo no seguinte link: https://life.dn.pt/doenca-celiaca-quando-me-deram-o-diagnostico-fiquei-tao-feliz-finalmente-sabia-o-que-tinha/?fbclid=IwAR1g8ethhRiALDO5WlP1NSfgYSC3s2fMwvl8WMLrA69_fSw4DkAhfaqMwwo.

A edição de julho-setembro 2019 da revista Hospitalidade, da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, contou com a participação das nutricionistas da APC Rita Jorge e Sara Almeida Silva, na rubrica “Pensamento Livre”.

A nutricionista da APC Tânia Neves participou na rubrica “Notícias Magazine” do Jornal de Notícias, com o tema “Os alimentos que dão a volta ao intestino”.

Pode ler o artigo aqui: https://www.noticiasmagazine.pt/2019/os-alimentos-que-dao-a-volta-ao-intestino/estilos/240803/.

A Nutricionista da APC Rita Jorge esteve presente no Canal S+ no programa “Saúde em Dia” do dia 12 de dezembro de 2019 para falar sobre o tema “Doença Celíaca e o Natal”.

Pode ver a entrevista aqui.

2018

A APC participou no programa Madeira Viva, da RTP Madeira, no dia 26 de janeiro, com a presença da representante regional, Rute Freitas, da Presidente e da Nutricionista da APC, Mafalda Carvalho e Daniela Afonso, sensibilizando para a doença celíaca e divulgando as iniciativas dinamizadas para os celíacos da região. Veja ou reveja o programa através do link:  https://www.rtp.pt/play/p4328/e327915/madeiraviva.

A revista dos profissionais de nutrição «Viver Saudável» de abril contou com a colaboração da nutricionista da APC, Rita Jorge, no artigo intitulado «Dieta para a vida… Sem dramas».

A APC esteve presente no Dia Solidário da Maratona da Saúde na RTP, no passado dia 13 de abril. A maratona televisiva dedicada às Doenças Autoimunes e Alergias decorreu durante todo esse dia.

No dia 2 de julho, o programa Saúde em Dia, do canal S+ da NOS, foi dedicado à temática do glúten. Em estúdio esteve o investigador Pedro Bastos, que deu a conhecer as novas investigações relacionadas com o glúten. O programa contou ainda com o testemunho e participação institucional da Presidente da APC – Mafalda Carvalho, e da nutricionista Rita Jorge, abordando a implementação e monitorização da dieta isenta de glúten ao celíaco. Reveja o programa aqui.

O programa Açores Hoje, da RTP Açores, passou no passado mês de julho uma entrevista à vogal da APC, Susana Tavares, onde foram abordados os principais conceitos da doença celíaca, a realidade do subdiagnóstico, a vivência com a dieta sem glúten e a colaboração da APC com o gabinete regional de apoio ao doente celíaco. Disponível no link https://www.rtp.pt/play/p1766/e356003/acores-hoje?fbclid=IwAR1EmU66OayMAR4RO32aO7shshN0aNbO7MFLhMTfAAeKhjnr-bJmKIvonJ0.

O número 45 da revista Sabe Bem do Pingo Doce de setembro / outubro inclui uma entrevista à nutricionista da APC Rita Jorge, em que é abordado a evolução da doença celíaca, o aumento da oferta de produtos sem glúten e a parceria com o Pingo Doce.

A APC participou na reportagem do Porto Canal, realizada no dia 4 de agosto no restaurante italiano Sérgio Crivelli. A entrevista teve como objetivo a divulgação do único restaurante certificado pela APC/Biotrab na região Norte. Pode vê-la ou rever através do link: http://portocanal.sapo.pt/noticia/162294.

No dia 29 de dezembro de 2018, a APC e a Boca de Leão (estabelecimento certificado) estiveram presentes no programa “Aqui Portugal” da RTP1, que decorreu na Póvoa do Varzim.  O mesmo contou com o testemunho e participação da vogal da APC, Susana Tavares, na qual foram abordados os principais conceitos da doença celíaca e divulgada a oferta de produtos sem glúten deste estabelecimento.

Disponível no link (a partir do minuto 9:50): https://www.rtp.pt/play/p4230/e381994/aqui-portugal/713728

A APC esteve presente no programa “Manhãs CM”, no dia 19 de dezembro de 2018, abordando o tema “Natal sem glúten”, contando com a participação da presidente da APC, Mafalda Carvalho e de Sara Delgado, jovem celíaca. Disponível aqui.

O programa “Agora Nós”, da RTP1, realizou uma entrevista, no dia 5 de novembro de 2018, à presidente da APC, Mafalda Carvalho, e a uma jovem sócia, Filipa Serrano, que discutiram a importância da certificação de espaços de restauração sem glúten e as atividades desenvolvidas pela APC. Disponível aqui.

No mês de dezembro de 2018, a presidente da APC, Mafalda Carvalho, foi entrevistada pelo Jornal i para esclarecer temas como os estabelecimentos certificados pela APC/Biotrab, a moda da alimentação “gluten-free” e a forma como esta pode afetar a vida dos celíacos em Portugal.

2017

A doença celíaca foi o tema do programa Diga Doutor, do dia 23 de maio. O programa contou com a participação especial do gastroenterologista Paulo Ratilal, de Mafalda Carvalho, presidente da APC, e Daniela Afonso, nutricionista na APC. Veja o vídeo em https://www.rtp.pt/play/p3129/e290634/diga-doutor.

O programa Sociedade Civil assinalou o Dia Internacional do Celíaco, abordando nesse dia o tema «Intolerâncias Alimentares», com a participação da nutricionista Daniela Afonso e da imunoalergologista Ana Célia Costa. Veja o programa completo em https://www.rtp.pt/play/p3150/e288820/sociedade-civil.

Veja a reportagem do Porto Canal no seguimento da sessão de sensibilização dirigida aos alunos do Colégio Luso-Frânces, no Porto, dinamizada por Susana Tavares. Vídeo disponível em http://portocanal.sapo.pt/noticia/122808.

Partilhamos a entrevista da Nutrihome à nutricionista Rita Jorge, em que esclarece alguns dos mitos associados à doença. Veja a entrevista na integra em http://nutrihome.pt/2017/04/11/gluten-e-doenca-celiaca-entrevista-a-dr-a-rita-jorge-nutricionista-da-associacao-portuguesa-de-celiacos-apc/.

Para continuar a sensibilizar novos públicos, a APC estabeleceu uma parceria com o site da Felicitas baby club, onde irá encontrar conteúdos sobre o tema: http://felicitas.pt/web/familia-doenca-celiaca.html.

Veja a entrevista à nutricionista Rita Jorge e à celíaca Vanessa Domingos no portal do Atlas da Saúde, http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/85-dos-doentes-celiacos-nao-sabe-que-tem-doenca.

Rute Freitas, membro dos órgãos sociais da APC, abordou a DC e a DIG no programa Madeira Viva. Veja ou reveja em https://www.rtp.pt/play/p3064/e280020/madeiraviva2017.

As duas últimas edições da revista Viver Saudável, dirigida aos profissionais de saúde,  contaram com a colaboração da nutricionista Rita Jorge com um artigo de opinião e colaboração num artigo sobre a doença e a importância deste grupo específico para as marcas de produtos alimentares.

A publicação intitulada «Glúten: a quem é que faz mal?» contou com a participação da nutricionista da APC, Rita Jorge. 

A APC participou na Dica da Semana, com o intuito de esclarecer e sensibilizar para a doença celíaca, uma publicação com 1,85 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente em todo o país, juntamente com o folheto Lidl.

No passado dia 14 de julho, foi abordado o tema «Doença Celíaca», no programa «Consultório», no Porto Canal, com a participação especial de Mafalda Carvalho, Presidente da APC, e da Dra. Eunice Trindade, gastroenterologista pediátrica.

A doença celíaca foi tema no programa «A Praça», da RTP1, no dia 5 de setembro. Emissão onde esteve presente a Dra. Henedina Antunes para ajudar a perceber a doença, formas de diagnóstico e os cuidados a ter, Vânia Monteiro, celíaca e associada APC, a partilhar o seu testemunho, e ainda a autora do livro «Coma à vontade» – Rita Mendes Correia, da Gluoff – Bolos sem glúten.

A edição de outubro da revista Viver Saudável, dirigida aos profissionais de nutrição, contou com a colaboração da nutricionista da APC, Daniela Afonso, na abordagem ao tema de destaque da edição «Intolerância Alimentar – Uma questão de saúde que virou moda».

2016

A presidente da APC, Mafalda Carvalho, e a nutricionista Rita Jorge foram entrevistadas para o  site do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo, no âmbito da rubrica «Saudável com…» no mês de dezembro de 2016. A entrevista teve o intuito sobretudo de divulgar como pode o Natal ser isento de glúten e saudável, mas também abordaram outras temáticas interessantes de promoção da saúde alimentar dirigida aos celíacos.

Consulte a entrevista em http://alimentacaosaudavel.jumbo.pt/saudavel_com/.

A rubrica «Pequeno-almoço e lanche saudáveis nas crianças celíacas (e não só)!», da autoria da nutricionista Daniela Afonso, foi a temática abordada na rubrica de opinião Saúde, da revista Exklusiva.

Já está disponível nas bancas!

A convite da ACIP — Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, a APC participou na 115.ª edição da revista A padaria portuguesa, com o artigo «Produtos sem glúten – Uma oportunidade para o agroalimentar» da autoria de Vanessa Domingos, vogal da Direção da APC.

«Alergia às proteínas do leite de vaca e dieta isenta de glúten» foi a temática abordada no número 4 da revista Exklusiva, na rubrica de opinião Saúde Exklusiva.

No âmbito das comemorações do mês do celíaco, a equipa de nutricionistas da APC, Daniela Afonso e Rita Jorge, em colaboração com o Programa de Alimentação Saudável do Jumbo, publicaram o artigo «Celíaco, mas saudável» com enfâse no pequeno-almoço e lanches saudáveis.

Consulte o artigo em http://alimentacaosaudavel.jumbo.pt/alimentacao-saude/celiaco-mas-saudavel/.

No mês de abril, a revista Viver Saudável teve como tema principal «Glúten e Doença Celíaca», no qual disponibilizou as seguintes rubricas, com o apoio da APC:

– Destaque:- Glúten e Doença Celíaca;

– 43.º Encontro Nacional de Celíacos:- Aprender a viver com o «rótulo» de celíaco;

– Perfil da nutricionista da APC, Rita Jorge.

As rubricas encontram-se disponíveis no Facebook e no portal da APC em https://www.celiacos.org.pt/informacao/diversos/item/doc-186.html.

A doença celíaca foi tema no dia 16 de maio, «Dia Internacional do Celíaco. Quando a exclusão do glúten não é moda», o Lifestyle ao Minuto falou com quem vive com esta condição e com a Associação Portuguesa de Celíacos .

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/589203/dia-internacional-do-celiaco-quando-a-exclusao-do-gluten-nao-e-moda.

Mafalda Carvalho, presidente da APC, conversou com a revista Pontos de Vista, publicada mensalmente na edição de sábado do jornal Público, no âmbito do Dia Internacional do Celíaco, para a rubrica Mais Saúde, Mais Futuro. Encontre o artigo no site da revista.

2015

O número 2 da revista Exklusiva contou com a participação da nutricionista Rita Jorge na rúbrica de opinião «Saúde Exclusiva», com o tema «Dicas para um Natal isento de glúten mais saudável». Enquadrado na mesma rúbrica, o tema da terceira edição consistiu na apresentação do estudo, realizado pela APC, intitulado «Produtos alimentares com glúten e equivalentes específicos sem glúten – a diferença de preços».

A temática do glúten e da implementação de uma dieta isenta de glúten foi notícia no Observador e contou com os esclarecimentos da APC, no artigo «Este artigo não contém glúten (mas não é só para celíacos)».

http://observador.pt/2016/01/10/artigo-nao-contem-gluten-nao-so-celiacos/

Na revista n.º 14, de junho de 2015, a doença celíaca foi tema de capa desta edição. Na rúbrica Nutrição foi desenvolvido o tema «Doença celíaca – A vida sem glúten», onde além dos conceitos gerais sobre a patologia, foram identificados os alimentos permitidos, perigosos e proibidos numa dieta isenta de glúten. Com entrevista e testemunho da Presidente da APC – Mafalda Carvalho.

No dia 15 de agosto, foi transmitida no telejornal da RTP1 uma reportagem sobre a temática: «Cada vez mais pessoas estão a evitar o glúten na alimentação. Acreditam que a proteína faz mal ou faz engordar.». A participação da dietista da APC, Rita Jorge, permitiu esclarecer a questão, e o testemunho da associada Margarida Melo elucidou acerca do dia-a-dia dos celíacos.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/dieta-sem-proteina-do-gluten-esta-na-moda_v851695

No dia 1 de outubro, a oferta sem glúten no fora de casa, a doença celíaca e o testemunho de celíacos e familiares, ocuparam 2 páginas da publicação.

No dia 7 de outubro, foi abordado o tema da oferta sem glúten no fora de casa e a doença celíaca. Com o testemunho de Susana Tavares, mãe de um menino celíaco, e participação da Dra. Eunice Trindade, a quem agradecemos a participação e partilha.

O n.º 1 da Exklusiva, que surge com «o acreditar que há espaço para que se fale de empreendedorismo», incluiu uma completa entrevista à Presidente da APC, Mafalda Carvalho, que abordou desde a missão da APC à sua visão do empreendedorismo. A participação da APC foi complementada com um artigo de opinião intitulado «Menu sem glúten. Quando não é uma escolha, mas sim um tratamento.»

A APC esteve no programa da manhã da RTP 1, Agora Nós, no passado dia 15 de Janeiro. Em estúdio esteve presente a Presidente da APC – Mafalda Carvalho, que para além da presença institucional deixou o seu testemunho, a sócia Patrícia Lima, celíaca activa nas actividades da APC relatou a sua convivência com a dieta na entrada para a faculdade, e a Dietista Daniela Afonso, com o esclarecimento de alguns conceitos sobre a doença e tratamento.

Tendo como ideia original a partilha de experiências relativas à doença celíaca lançada pela mãe de um associado – Susana Tavares, a APC aceitou o desafio e em parceria com a Escola Profissional de Imagem (EPI), foi possível a filmagem e edição de um vídeo que contou com os testemunhos dos associados Fátima Belo, Paulo Fernandes e Mário Romero, da família Nascimento Pinto, da mãe e filho Susana Tavares e Guilherme Bastos, e do conhecido pai de uma menina celíaca, Ricardo Araújo Pereira.

Veja, reveja, comente e partilhe o vídeo que se encontra no canal YouTube da Associação Portuguesa de Celíacos. E, encontre através de uma mensagem positiva relatos com os quais se vai identificar, difundindo simultaneamente informações relevantes sobre a doença celíaca, sintomas e formas de diagnóstico.

Agradecemos aos responsáveis do projecto de vídeo da EPI, Miriam Gonçalves e Renato Coutinho.

Esta edição contou com o apoio dos nossos parceiros: Atlantic Meals, Celeiro, Ferbar, Flor de Arroz, Glutamine, Iglo, Nobre, Primor, Pescanova, Sovex.

https://www.youtube.com/watch?v=2qnZylcjSxU&feature=youtu.be&list=LL3fQgmwdEouzQvERICnYdLA

Tendo como ideia original a partilha de experiências relativas à doença celíaca lançada pela mãe de um associado – Susana Tavares, a APC aceitou o desafio e em parceria com a Escola Profissional de Imagem (EPI), foi possível a filmagem e edição de um vídeo que contou com os testemunhos dos associados Fátima Belo, Paulo Fernandes e Mário Romero, da família Nascimento Pinto, da mãe e filho Susana Tavares e Guilherme Bastos, e do conhecido pai de uma menina celíaca, Ricardo Araújo Pereira.

Veja, reveja, comente e partilhe o vídeo que se encontra no canal YouTube da Associação Portuguesa de Celíacos. E, encontre através de uma mensagem positiva relatos com os quais se vai identificar, difundindo simultaneamente informações relevantes sobre a doença celíaca, sintomas e formas de diagnóstico.

Agradecemos aos responsáveis do projecto de vídeo da EPI, Miriam Gonçalves e Renato Coutinho.

Esta edição contou com o apoio dos nossos parceiros: Atlantic Meals, Celeiro, Ferbar, Flor de Arroz, Glutamine, Iglo, Nobre, Primor, Pescanova, Sovex.

https://www.youtube.com/watch?v=2qnZylcjSxU&feature=youtu.be&list=LL3fQgmwdEouzQvERICnYdLA.

PARCEIROS


FAZER DONATIVO / RENOVAR QUOTA