Tempo Preparação | 45-60 minutos |
Doses |
crepes
|
- 4 Ovos médios
- 100 g Espinafres crus (para a massa verde)
- 1 Beterraba média crua: +/- do tamanho de uma bola de ténis (para a massa rosa)
- 400 ml Bebida Vegetal (ex: arroz)
- 260 g Mix de farinha sem glúten
- 1 Pitada Sal
- 1 Pitada Pimenta
- 2 Dentes de alho pequenos
- 1 Noz Margarina
- Queijo Fresco
- 1 Ovo mexido (batido com salsa e cebola picada)
- Pasta de atum 1 lata de atum misturada com maionese
- 1 Cenoura média ralada
- Alface em juliana
- Tomate em rodelas
- Milho doce enlatado
Ingredientes
Massa dos crepes
Recheio
|
|
- Prepare os ingredientes para os recheios e reserve. Seguidamente prepare os crepes.
- Para a massa verde, de espinafres: colocar num processador 2 ovos inteiros, os espinafres, 200 ml de bebida vegetal, 130 g de mix de farinha sem glúten, 1 dente de alho e temperos a gosto. Triturar tudo até ficar uma mistura homogénea. Dependendo do aparelho ou do gosto, os espinafres podem ficar mais, ou menos, triturados. Se preferir, pode usar varinha mágica ou liquidificador.
- Para a massa rosa, de beterraba: utilizar os restantes ingredientes, tal como para o preparado anterior, mas substituir os espinafres pela beterraba. Se for necessário ajustar o ponto da massa, pode adicionar mais bebida vegetal ou mais farinha, de acordo com a espessura da massa.
- Colocar numa frigideira uma lasca de margarina e espalhar pela mesma. Quando estiver quente, colocar uma boa dose de massa (pode começar com a verde ou rosa), e espalhar bem pelo fundo de toda a frigideira. Deixar cozinhar bem, em lume médio, até ficar seca e com furinhos, e virar com a ajuda de uma espátula, para cozinhar de ambos os lados. empilhar os crepes num prato, e repetir o processo até esgotar as massas.
- Pegar num crepe de cada vez e rechear a gosto, colocando os ingredientes no centro (no diâmetro de cada crepe), e enrolar as extremidades, formando canudos. Cortar ao meio e empratar. É só dar asas à criatividade e colocar os recheios que preferir, com a ajuda dos mais pequenos, se for o caso.
Ideal para aproveitar o que se tem no frigorífico. Uma forma de enriquecer e colorir uma simples massa de crepes. Fresco e leve para um piquenique em dias quentes ou para levar na marmita para o trabalho! Sem glúten mas cheio de cor e muito sabor!
Receita e foto facultada pelas irmãs Daiana e Jennifer, sócias APC e autoras do blog “Sem, Mas Sabe Bem”.